Páginas

domingo, 27 de abril de 2014

Convocatória FC Porto - SL Benfica

O avançado brasileiro Kelvin está convocado para a recepção ao Benfica, marcada para este domingo, às 18h15, referente à meia-final da Taça da Liga.


Lista de 19 convocados: Fabiano e Kadú (g.r.); Danilo, Maicon, Quaresma, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Reyes, Herrera, Varela, Carlos Eduardo, Ricardo, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Kelvin e Defour.

FC Porto - Rio Ave (Crónica)

O FC Porto venceu, esta segunda-feira, o Rio Ave, por 3-0, com golos de Jackson Martínez, Herrera e Danilo. Depois de uma primeira parte em que não conseguiram soltar-se das amarras da equipa vila-condense, os comandados de Luís Castro (hoje orientados por António Folha) entraram na segunda metade com Quintero na equipa e o colombiano mostrou os predicados que o trouxeram ao Dragão: um passe para Jackson ser derrubado na área (que o ponta-de-lança converteu em golo), outro para um grande golo de Herrera e ainda sofreu a falta que deu origem ao golo de Danilo. Com este resultado, o FC Porto garantiu a qualificação para a  terceira pré-eliminatória da qualificação para a UEFA Champions League de 2014/15.

Sem poder contar com Fernando e Quaresma (e com Luís Castro na bancada), todos devido a castigo, foi um FC Porto afoito que entrou na antepenúltima partida da Liga e, nos primeiros dez minutos, teve três boas oportunidades para marcar: Varela, após boa combinaçao com Josué, aproveitou o ímpeto inicial dado pelo lado esquerdo dos Dragões e podia ter inaugurado o marcador. De seguida, foi Herrera que desperdiçou dois bons arranques de Varela e de Danilo.

Depois destes bons indicadores, o Rio Ave acertou agulhas na defesa e os portistas tiveram dificuldades em entrar com perigo na área da equipa vila-condense. Só nos últimos cinco minutos da primeira parte o FC Porto conseguiu libertar-se das amarras da equipa visitante e Ricardo, com um belo remate, quase surpreendeu Ederson. Ao intervalo, o empate sem golos penalizava a incapacidade dos azuis-e-brancos de penetrar com perigo na área contrária.

Com essa limitação em mente, Quintero foi opção ao intervalo (para o lugar de Josué) e a qualidade da posse de bola portista aumentou, com Danilo e Jackson a terem boas oportunidades para marcar logo nos primeiros cinco minutos após o reatamento. Mesmo no final do primeiro quarto-de-hora da segunda metade, após um bom contra-ataque portista e a passe de Quintero, Jackson foi derrubado na área e, na conversão da grande penalidade respectiva, inaugurou o marcador (61m), fazendo o seu 19.º golo na prova.

Mas Quintero ainda tinha mais dois truques na manga, pois aos 72 minutos descobriu Herrera na área visitante e este, após uma bela recepção de peito, marcou de cabeça o golo da tranquilidade portista. Até ao final, o Rio Ave não conseguiu incomodar a defensiva portista e os Dragões ainda ampliaram a vantagem, num golo de Danilo que contou com um ressalto feliz, garantindo um lugar no play-off de acesso à UEFA Champions League 2014/15.

Fonte: fcporto.pt

segunda-feira, 21 de abril de 2014

KELVIN NOS ELEITOS PARA A RECEPÇÃO AO RIO AVE

A chamada de Kelvin é a grande novidade na lista de convocados elaborada por Luís Castro para a recepção ao Rio Ave, marcada para esta segunda-feira, às 20h00, referente à 28.ª e antepenúltima jornada da Liga.

​Em sentido inverso, Fernando e Quaresma, ambos devido a castigo, ficam fora dos eleitos relativamente à convocatória para o último compromisso oficial dos Dragões.

No derradeiro ensaio para o embate com os vila-condenses, que decorreu este domingo no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, só não esteve Helton, em tratamento. Por sua vez, o guarda-redes Stefanovic, do FC Porto B, foi chamado aos trabalhos da equipa principal.

Lista de 18 convocados: Fabiano e Kadú (g.r.); Danilo, Maicon, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Mangala, Alex Sandro, Kelvin e Defour.

Fonte: fcporto.pt

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Abdoulaye e Kelvin não vão à Luz

O treinador do FC Porto divulgou a lista de convocados para o jogo contra o Benfica, no Estádio da Luz e para a Taça de Portugal. Em relação à visita a Braga há a sublinhar a entrada de Danilo, Diego Reyes, Herrera e Quaresma nas escolhas de Luís Castro. 

Victor Garcia, Kelvin e Abdoulaye, este último após mais um jogo infeliz, são os jogadores excluídos pelo técnico, em relação ao jogo do passado domingo. 

O único atleta impossibilitado de alinhar é Helton, a recuperar de grave lesão. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Fabiano Freitas e Kadú; 

Defesas: Danilo, Reyes, Maicon, Mangala e Alex Sandro; 

Médios: Fernando, Defour, Carlos Eduardo, Herrera, Josué e Quintero; 

Avançados: Varela, Quaresma, Jackson, Ghilas, Licá e Ricardo.

Fonte: maisfutebol.iol.pt

Gestão de vitória

​O FC Porto venceu este domingo no terreno do Sporting de Braga, por 3-1, graças a dois golos nos últimos minutos, apontados por Carlos Eduardo (86m) e Quintero (90+1m). Numa primeira parte bem conseguida, Varela tinha colocado os azuis e brancos em vantagem, mas os anfitriões chegaram ao empate no segundo tempo. Os Dragões conseguiram triunfar num terreno difícil e ainda fizeram uma gestão do esforço de alguns dos atletas mais utilizados, face ao decisivo confronto da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, que se disputa já esta quarta-feira.

A análise deste encontro implica necessariamente um olhar atento aos dois "onzes", sendo visível a poupança de alguns jogadores determinantes de ambas as formações, tendo em vista os jogos da Taça de Portugal (o FC Porto defronta o Benfica e o Sporting de Braga o Rio Ave). Ainda assim, mexeu mais Luís Castro na sua equipa, com oito alterações (apenas Fabiano, Carlos Eduardo e Varela foram titulares em Sevilha, na quinta-feira), face às cinco promovidas por Jorge Paixão.

No entanto, e apesar de jogar na casa do adversário, o FC Porto dominou por completo a primeira parte, com uma indiscutivelmente superior circulação de bola, agressividade e capacidade de romper nas alas, da qual resultou um grande desconforto dos laterais bracarenses. Do lado oposto, os laterais azuis e brancos estiveram um bom plano, com Víctor García (um jogador do FC Porto B que se estreou na Liga principal) e Ricardo (adaptado ao lado esquerdo) em bom plano. Seria precisamente Víctor García a "oferecer" a Jackson a oportunidade de marcar logo aos três minutos, mas o cabeceamento do colombiano saiu à figura de Eduardo.

Apesar do domínio portista - bem espelhado em 65 por cento de posse de bola e oito remates contra um dos anfitriões -, a primeira parte foi morna e só foi "abanada" pelo golo de Varela, aos 23 minutos, com um toque subtil sobre Eduardo, após excelente passe a rasgar de Jackson. Até ao intervalo, o FC Porto dispôs de duas excelentes ocasiões para chegar ao segundo golo, com Licá (33 minutos) e Carlos Eduardo (41), este último após mais um cruzamento milimétrico de Víctor García, a atirarem por cima da barra. O Sporting de Braga viu-se ao longo de 45 minutos forçado a um papel de figurante que certamente não estaria programado e que forçou Paixão a mexer na equipa no segundo tempo. Os azuis e brancos poderiam e deveriam ter construído uma vantagem mais larga.

Os bracarenses reentraram em campo com Rafa e Miljkovic nos lugares de Núrio e Erivaldo e uma clara vontade de pressionar o FC Porto em zonas mais avançadas do terreno. Após uns primeiros minutos em que esta nova atitude criou dificuldades aos Dragões, o encontro voltou à mesma toada, com Josué a obrigar por duas vezes Eduardo a defesas apertadas e Luís Castro a prosseguir a gestão do esforço da sua equipa, comn Fernando a ceder o lugar a Defour, aos 57 minutos. Porém, no minuto seguinte, o Sporting de Braga chegou ao empate, graças a um lance rápido de Pardo na direita, finalizado por Moreno. O golo não era previsível nesta fase do encontro, mas abanou-o, com os minhotos a ganhar novo alento, face a um FC Porto que manteve a política de substituições cirúrgicas (saíram também Varela e Jackson).

Os minutos que se seguiram foram os mais complicados para os Dragões, que se partiram um pouco no terreno, possibilitando à equipa da casa descobrir muitos espaços junto à área portista. Nesse período, o Sporting de Braga teve duas oportunidades de golo, por intermédio de Éder e Rafa, ambas resolvidas com grandes intervenções de Fabiano. E, nos últimos minutos, foi o FC Porto quem descobriu o caminho do golo, com Carlos Eduardo a fazer o 2-1, após cruzamento na esquerda de Josué. Já nos descontos, e com o Sporting de Braga balanceado na frente, os Dragões arrancaram para um contra-ataque de cinco avançados para dois defesas, concluído por Quintero, mais uma vez após assistência de Josué. O resultado adequa-se ao que se passou em campo, com os azuis e brancos a poderem agora surgir com mais confiança no Estádio da Luz, na quarta-feira (20h45).

Fonte: fcporto.pt

domingo, 13 de abril de 2014

Convocatória SC Braga - FC Porto

O avançado brasileiro Kelvin está presente na lista de convocados elaborada por Luís Castro para a deslocação ao terreno do Sporting de Braga.

A partida é a contar para 28ª jornada da Liga Portuguesa e realiza-se hoje às 19h15.

Lista de 18 convocados: Fabiano e Kadú (g.r.); Maicon, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Defour e Víctor García.

DESTA VEZ SEVILHA NÃO FOI TALISMÃ

O FC Porto perdeu esta quinta-feira no terreno do Sevilha, por 4-1, um resultado que afasta o clube das meias-finais da Liga Europa. A vantagem de 1-0 trazida do Dragão foi logo desfeita aos cinco minutos e depois os Dragões cometeram demasiados erros, chegando ao intervalo com uma desvantagem de 3-0 que era muito difícil de recuperar. Numa cidade talismã, em que tinha vencido nas duas anteriores visitas, os azuis e brancos sofreram desta vez uma derrota dolorosa.

Como se esperava, o Sevilha iniciou o jogo a todo o gás, pressionando muito alto no terreno e criando dificuldades à saída de bola dos Dragões. No entanto, estes têm essencialmente de se queixar de erros próprios na primeira meia hora, já que permitiram aos espanhóis atingir uma vantagem de 3-0 que nem estaria nas suas melhores previsões. Os golos do Sevilha acabaram por resultar de desconcentrações dos portistas, que pecaram por alguma falta de agressividade e concentração.

Fabiano entrou em jogo logo aos quatro minutos, evitando um golo de Bacca, mas da segunda vaga desse ataque acabou por resultar um penálti de Danilo sobre o avançado colombiano. Foi um castigo máximo muito forçado, que foi o primeiro sinal de uma arbitragem tendencialmente caseira, e que ainda para mais resultou de um lance em que Vitolo está em posição duvidosa. O croata converteu a grande penalidade e o Sevilha empatou a eliminatória logo no amanhecer do encontro, o que lhe deu um grande conforto.

Falhando muitos passes e sem conseguir manter uma posse de bola que seria essencial para quebrar o ritmo do adversário, o FC Porto continuou a sofrer, pese embora um remate de Quaresma, aos 23 minutos, para defesa de Beto. Em apenas três minutos, os andaluzes deram uma estocada mortal na eliminatória, com Vitolo e Rakitić a aproveitarem falhas defensivas. Só nos últimos quinze minutos do primeiro tempo os Dragões reagiram, provando que havia condições para fazer mossa na defesa contrária. Herrera, Defour e Quaresma estiveram perto do golo entre os 39 e os 44 minutos, mas o bónus já tinha sido dado ao Sevilha.

O FC Porto entrou no segunto tempo com Ricardo e Quintero nos lugares de Varela e Carlos Eduardo, procurando esquecer a terrível meia hora inicial, e até deu sinais de que o poderia conseguir, especialmente depois de Coke ver o segundo amarelo, aos 54 minutos, por uma falta demasiado evidente para passar em claro. Com mais um homem, os Dragões criaram um bom par de oportunidades, mas Beto, que já tinha desviado um livre de Quaresma para a barra, foi "buscar" um remate colocadíssimo de Herrera que poderia repor a luta pela eliminatória, aos 55 minutos. Quando não estava lá Beto, os portistas falharam na pontaria, mesmo quando Luís Castro arriscou tudo no ataque e fez entrar Kelvin para a ala direita do ataque e sair Danilo.

Já com alguma falta de fólego na frente e com o Sevilha reequilibrado na defesa, os Dragões ainda sofreram o 4-0, no primeiro contra-ataque que os espanhóis construíram depois de ficarem reduzidos a dez homens. O FC Porto estava totalmente virado para a frente e a defesa incompleta de Fabiano, após remate de Vitolo, sobrou para os pés do recém-entrado Gameiro, que só teve de encostar. A discussão da eliminatória acabava ali, de forma cruel, e o grande golo de Quaresma, já nos descontos, apenas serviu para atenuar o resultado, mas não a tristeza de uma eliminação que a equipa e os adeptos não esperavam.

Fonte: fcporto.pt

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Convocatória Sevilha - FC Porto

Mangala, Defour, Maicon e Mikel, este do FC Porto B, são as novidades na lista de convocados elaborada por Luís Castro para a deslocação a Sevilha, onde o FC Porto joga a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, esta quinta-feira, a partir das 20h05 (hora de Portugal Continental). Em relação à convocatória para a recepção à Académica (3-1), saem dos eleitos Fernando e Jackson Martínez, a cumprir castigo, e Abdoulaye, impedido de representar os Dragões na competição.

Maicon treinou sem limitações na derradeira sessão de trabalho antes da viagem para Espanha, que decorreu no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. ​O defesa Ricardo Tavares, dos Sub-19, e o médio Mikel marcaram presença, enquanto Helton continuou ausente do relvado, em tratamento.

A comitiva portista embarca às 10h00 desta quarta-feira no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com destino ao Aeroporto de Sevilha, em Espanha, estando a chegada prevista para as 12h00 (11h00 em Portugal Continental). Às 18h00 locais (17h00 de Portugal Continental), Luís Castro e um jogador do FC Porto estarão presentes na habitual conferência de imprensa de antevisão do encontro, seguindo-se uma sessão de trabalho às 18h30, no Estádio Rámon Sánchez Pizjuán, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.

Lista de 19 convocados: Fabiano e Kadú (g.r.); Danilo, Maicon, Quaresma, Josué, Quintero, Ghilas, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Mangala, Alex Sandro, Kelvin, Defour e Mikel.

Fonte: fcporto.pt

EXAME SUPERADO DEPRESSA E BEM

O FC Porto recebeu e venceu este domingo a Académica (3-1), em jogo referente à 26.ª jornada da Liga. Jackson Martínez (4m e 40m, este de grande penalidade), por duas vezes, e Ghilas (24m) apontaram os golos que permitiram aos Dragões regressar aos triunfos no campeonato. Marcos Paulo (52m) fez o tento de honra dos estudantes.

​Mesmo com várias alterações relativamente ao onze que derrotou o Sevilha na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, o FC Porto manteve a dinâmica dos últimos tempos e realizou uma primeira parte de grande nível, a que juntou uma eficácia tremenda na hora de visar a baliza contrária. Logo aos quatro minutos, Herrera e Ghilas trabalharam entre si para oferecer a Jackson Martínez a oportunidade de inaugurar o marcador. Servido milimetricamente pelo internacional argelino, o melhor marcador da Liga fez jus ao estatuto e cabeceou para o 1-0.

Com Fabiano a brilhar entre os postes sempre que chamado a intervir, o ímpeto portista conheceu novo sucesso à passagem dos 24 minutos, com Jackson Martínez a retribuir a gentileza de Ghilas, oferecendo-lhe a possibilidade de dobrar a vantagem azul e branca. Com classe e toda a calma do mundo, o camisola onze “picou” a bola por cima de Ricardo e proporcionou nova explosão de alegria aos quase 30 mil adeptos que marcaram presença no Estádio do Dragão, estreando-se a marcar no campeonato. Mas o pecúlio portista, assente num futebol dinâmico e criativo, não se ficou por aqui. Aos 40 minutos, na sequência de um derrube de Makelele sobre Quintero na área, Jackson Martínez bisou da marca de grande penalidade e apontou o 18.º golo na Liga, estabelecendo o 3-0 registado ao intervalo.

Aproveitando um certo relaxamento dos tricampeões nacionais no início do segundo tempo, Marcos Paulo, em lance individual, reduziu distâncias para o emblema de Coimbra (52m). Segundos antes, Reyes ficou a milímetros de fazer o 4-0 num desvio a um cruzamento-remate de Ghilas, o mesmo sucedendo com Danilo já em cima do minuto 90. E assim se resumem os três lances dignos de registo de uma segunda parte não tão bem jogada quanto a primeira, que serviu apenas para confirmar um triunfo desenhado a régua e esquadro durante os primeiros 45 minutos. Os Dragões voltam agora a centrar atenções na Liga Europa e discutirão em Sevilha, na próxima quinta-feira, a partir das 20h05 (hora portuguesa), um lugar nas meias-finais da prova.

Fonte: fcporto.pt

domingo, 6 de abril de 2014

Convocatória FC Porto - Académica

Kelvin está convocado para o jogo com a Académica de Coimbra.

A partida realiza-se hoje, pelas 19h15, no Estádio do Dragão, a  contar para a 26ª jornada da Liga Portuguesa.

Lista de 18 convocados: Fabiano e Kadú (g.r.); Danilo, Quaresma, Josué, Jackson, Quintero, Ghilas, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro e Kelvin.