Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pai à defesa. "Lance de Kelvin com Nolito foi normal"

Valdeci Oliveira não viu "maldade" do filho no polémico momento que encerrou a partida de apresentação do FC Porto aos sócios.

O pai de Kelvin acredita que o filho não teve qualquer tipo de "maldade" no polémico lance que protagonizou nos minutos finais do encontro de apresentação do FC Porto aos sócios, diante dos espanhóis do Celta de Vigo.

O avançado brasileiro disputou uma bola de forma viril com Nolito, antigo jogador do Benfica, gerando-se, posteriormente, um desentendimento que se estendeu a todos os jogadores e respectivas equipas técnicas.

"Para mim, foi um lance normal de jogo", remata Valdeci Oliveira, em contacto telefónico com Bola Branca, no dia seguinte ao encontro que acabou com duras críticas de Nolito à alegada manutenção de certas práticas por parte do FC Porto.

"O Kelvin está a fazer marcação ao Nolito e não o fez por maldade. Ele não ia deixar o Nolito deixar passar com a bola e estava focado na bola. O futebol é um jogo de contacto e é um lance normal. Se o árbitro interpretou isso como falta, a falta também faz parte do jogo. Inclusivamente, nem me lembrava desse lance", sustenta o pai de Kelvin, desvalorizando o incidente que acabou por se seguir.

Kelvin "confiante" para a nova época
Depois de ter sido um dos jogadores determinantes para a conquista do tricampeonato, Kelvin tem realizado exibições convincentes durante a pré-época dos dragões. Com Paulo Fonseca como novo treinador, o dianteiro de 20 anos está "contente e animado" com a perspectiva de assegurar um lugar no plantel azul e branco para 2012/13.

"Ele [Kelvin] está confiante, tal como todos os jogadores, de que pode garantir o lugar. Mesmo com concorrência, porque o FC Porto tem bons jogadores. São todos bons jogadores e a concorrência vai existir de forma natural", salienta.

Fonte: rr.sapo.pt

Kelvin mantém a camisola 28

PETIÇÃO PARA O NÚMERO 92 NÃO FOI AVANTE

Kelvin permanecerá com o 28. O extremo brasileiro foi alvo de uma petição online para que mudasse o número da camisola para o 92, o preciso minuto em que o jovem jogador apontou o golo ao Benfica na 29.ª jornada da última Liga ZON Sagres e que ditou a passagem do FC Porto para o comando do campeonato.

Quanto a reforços, Quintero fica com o 10, Ghilas com 11, Reyes será o 13, Herrera o 16, o português Licá envergará o 19 e o também ex-Estoril Carlos Eduardo fica com o 20. Os portugueses Ricardo e Tiago Rodrigues ficarão com o 21 e o 36, respetivamente.

Numeração portista:

1 - Helton 
2 - Danilo
3 - Lucho
4 - Maicon
5 - Fucile
6 - Castro
7 - Iturbe
8 - Josué
9 - Jackson Martínez
10 - Quintero
11 - Ghilas
13 - Reyes
15 - Izmailov
16 - Herrera
17 - Varela
19 - Licá
20 - Carlos Eduardo
21 - Ricardo
22 - Mangala
23 - Abdoulaye
24 - Fabiano
25 - Fernando
28 - Kelvin
30 - Otamendi
35 - Defour
36 - Tiago Rodrigues
41 - Kadú

Fonte: record.pt

F.C. Porto-Celta, 1-0 (crónica)


O Dragão já não recebia um jogo desde que Kelvin fez explodir o estádio com o golo da vitória frente ao Benfica, a 11 de Maio. Precisamente 78 dias depois, foi Jackson a inaugurar a temporada do Dragão no que diz respeito aos golos, com o tento que permitiu vencer o Celta de Vigo (1-0), no jogo particular que se seguiu ao espectáculo de apresentação da equipa para 2013/14.

Fazendo jus ao carácter de preparação do jogo, o Celta de Vigo aproveitou para simular os encontros mais exigentes que terá esta época, na Liga espanhola. Os galegos apresentaram um sistema com três centrais e em que os laterais quase sempre eram defesas, o que resultou numa defesa super-povoada e em muitas dificuldades dos Dragões para criar lances de perigo.

É sabido que, na pré-temporada, o ritmo das equipas é ainda baixo, mas ainda assim o FC Porto entrou bem na partida, com Varela a rematar por cima, logo aos três minutos, a passe de Jackson. O colombiano inaugurou o marcador apenas nove minutos depois, num lance abrilhantado por um toque de calcanhar de Lucho, mas em que é justo referir que há um fora de jogo.

Se o Celta procurou testar as suas armas para a nova temporada, também o FC Porto, como equipa tecnicamente superior, apresentou as suas. A pressão alta, na tentativa de defender o mais próximo possível da baliza contrária, foi testada, assim como várias combinações de jogo interior.


Porém, o ritmo não foi muito elevado e apenas mais há um lance de perigo dos Dragões na primeira parte para descrever: aos 31 minutos, Jackson ultrapassou Yoel e serviu Lucho, mas o guarda-redes ainda foi a tempo de evitar que o remate do argentino ultrapassasse a linha de golo. Do lado do Celta, o registo de maior relevo foi um remate à entrada da área de Michael Krohn-Dehli, após corte incompleto de Mangala, que Helton defendeu de forma espectacular, aos 39 minutos.

Na segunda parte, o Celta não alterou a sua postura e foram várias as ocasiões em que o meio-campo defendido pelo FC Porto apenas foi ocupado por Fabiano, que substituiu Helton ao intervalo. Ainda assim, o desgaste da digressão sul-americana dos azuis e brancos parece ter-se feito sentir e acabou por ser o Celta a dispor das melhores ocasiões de golo na segunda parte.

Aos 82 minutos, Abdoulaye tocou a bola de raspão, na sequência de um pontapé de canto, quando tinha o segundo golo à mercê. Destaque ainda para um remate perigoso de Mangala, num segundo tempo marcado pelas muitas substituições em ambas as equipas.

O encontro foi, essencialmente, mais uma etapa cumprida no percurso de preparação do FC Porto para a nova época, num momento em que ainda não é possível apresentar bom futebol de forma consistente. Para além disso, o estádio apresentou-se quase cheio, num sinal de que a expectativa dos adeptos azuis e brancos para esta época é grande. A “onda mexicana” chegou a tomar conta do Dragão, mas também se cumpriu um minuto de silêncio em memória das vítimas do acidente ferroviário em Santiago de Compostela, na Galiza.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Celta de Vigo, 1-0
Jogo particular
28 de Julho de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 45.309 espectadores

Árbitro: Hugo Pacheco (Porto)
Assistentes: Alexandre Freitas e Filipe Ramalho
Quarto árbitro: Daniel Cardoso

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Fucile; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Iturbe, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Helton por Fabiano (intervalo), Iturbe por Kelvin (intervalo), Defour por Josué (intervalo), Fernando por Castro (72m), Varela por Licá (72m), Otamendi por Abdoulaye (72m), Fucile por Maicon (72m), Lucho por Quintero (85m) e Jackson por Ghilas (85m)
Treinador: Paulo Fonseca

CELTA DE VIGO: Yoel; Cabral, Jonathan Vila e Fontàs; Hugo Mallo, Borja Oubiña (cap.), Augusto, Álex López e Toni; Charles e Orellana
Substituições: Augusto por Michael Krohn-Dehli (32m), Yoel por Sergio (intervalo), Charles por Rafinha (intervalo), Fontàs por Goldar (intervalo), Orellana por Nolito (intervalo), Álex López por David (intervalo), Vila por Tuñez (63m), Hugo Mallo por Belvis (68m), Borja Oubiña por Madinda (68m), Toni por Yelko (68m), Cabral por Borja (68m) e Michael Krohn-Dehli por Fernan (78m)
Treinador: Luis Enrique

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Jackson (12m)
Cartões amarelos: Toni (67m) e Nolito (90m+2)
Cartões vermelhos: nada a assinalar

Fonte: fcporto.pt

quinta-feira, 25 de julho de 2013

F.C. Porto-Millonarios, 4-0 (crónica)

Com uma noite inesquecível de Danilo, que marcou os três pimeiros golos da sua equipa, o F.C. Porto goleou o Millonarios, em Bogotá (4-0). Foi o quinto triunfo da pré-temporada para os dragões, que se despediram da dupla jornada na América do Sul com a vitória mais vistosa desta pré-época, até à data. 

Por comparação com o jogo na Venezuela, houve nítida subida de andamento do dragão, desta vez competente do primeiro ao último minuto. Josué e Licá foram os reforços com lugar no onze, e apresentaram - em especial o primeiro, muito ativo a meio-campo - bons argumentos na luta pela titularidade.

Os treinadores serão os primeiros a não sobrevalorizar as conclusões em jogos de pré-temporada, mas Paulo Fonseca tem boas razões para ficar satisfeito com o que pôde ver da sua equipa. Limpando a imagem de uma primeira parte algo displicente na Venezuela, na vitória sobre o Anzoategui, o F.C. Porto cumpriu o prometido pelo treinador, expondo-se menos ao erro e retificando algumas falhas nos processos defensivos. Acima de tudo, a equipa exibiu uma solidez que, desde os primeiros minutos, deixou poucas dúvidas sobre o desfecho.

Paulo Fonseca manteve apenas Alex Sandro da equipa inicial de domingo e chamou o trio (Danilo, Lucho e Jackson) que tinha sido determinante na reviravolta sobre o Anzoategui. No meio-campo, Josué foi o elo de ligação entre Castro e Lucho, dando grande agressividade à equipa na recuperação de bola. Foi esse o traço mais forte dos minutos iniciais, que cavaram uma superioridade clara sobre o Millonarios.

Licá, a outra novidade, combinava bem com Alex Sandro, dinamizando o jogo ofensivo e assinando um dos primeiros avisos, em remate de fora da área. O Millonarios, com Rentería como referência de ataque, demorou 20 minutos a entrar no jogo, mas foi precisamente na fase em que os colombianos davam os primeiros sinais ofensivos que Danilo desequolibrou pela primeira vez: uma arrancada pela direita, em tabelinha cm Castro, concluída com um remate rasteiro de pé esquerdo, que bateu Delgado e deu justiça ao resultado.

Sem vestígios do desgaste da tão temida altitude, Paulo Fonseca optou por não mexer ao intervalo, e o primeiro lance confirmou que a tendência de domínio portista era para manter tempo fora. A outra tendência confirmada foi a do estado de graça de Danilo, que entre os 52 e os 72 minutos assinou dois livres diretos perfeitos, um em jeito e outro em força. 

Pelo meio, Ramírez, com uma expulsão disparatada, por entrada sobre Josué, deixou passadeira estendida para os minutos finais do dragão. Em superioridade numérica, e mesmo baixando o ritmo, a equipa de Paulo Fonseca consumou a goleada a cinco minutos do fim, numa chapelada de Jackson Martínez, redimindo-se de um falhanço anterior. 

Foi o final perfeito para uma exibição encorajadora, que teve nos mexicanos Herrera e Reyes, e no estreante Ricardo, cúmplices ativos nos minutos finais. Mas, para lá da noite louca de Danilo, e quando se esperava que fosse Herrera a ter tempo de antena, foi a consistência de Josué a dar nas vistas, na exibição mais sólida dos homens de Paulo Fonseca.

F.C. PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Abdoulaye (Reyes, 79 m) e Alex Sandro Mangala, 61 m); Castro, Josué (Herrera, 79 m) e Lucho; Kelvin (Ricardo, 79 m), Jackson e Licá (Izmailov, 67 ).

Treinador: Paulo Fonseca.

MILLONARIOS: Delgado (Zapata, 46 m), Ochoa, Gonzalez, Cadavid, Mosquera, Robayo (Leudo, 73), Ramirez, Otalvaro, Candelo (Dayro Moreno, 46 m), Renteria (Asprilla, 73) e Moreno (Blanco, 58 m).

Treinador: Hernan Torres. 

Ao intervalo: 1-0

Expulsão: Ramirez (57 minutos)

Marcador: Danilo, (30, 52 e 72 minutos) Jackson (85 minutos).

Fonte: maisfutebol.iol.pt

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Kelvin faz "dupla" com Jackson

Brasileiro seguiu viagem para a Venezuela ao lado do ponta de lança colombiano

Tal como Iturbe, Kelvin também aproveitou as redes sociais para assinalar a partida do FC Porto para a Venezuela. O brasileiro publicou uma fotografia no Instagram em que surge ao lado do companheiro de ataque Jackson Martínez. 

Fonte: ojogo.pt

Dragões partem para Venezuela

A comitiva do FC Porto partiu, às 16 horas, para Barcelona Anzoategui, na Venezuela, que marca o arranque do estágio na América do Sul, onde os dragões têm dois particulares, com o primeiro marcado para domingo frente ao Desportivo Anzoategui (11 horas) e o segundo na quarta-feira, diante os Milionários (1.30).

O treinador Paulo Fonseca convocou 26 jogadores, tendo apenas deixado de fora o defesa-central Rolando, que não entra nas contas, e o terceiro guarda-redes Kadú.

O presidente Pinto da Costa lidera a comitiva portista, que também conta com as presenças dos dirigentes Angelino Ferreira e do admintrador das relações externas Jaime Teixeira. 

O FC Porto tem a agenda social muito preenchida, porque é uma zona do globo onde a equipa portuguesa ganhou muitos adeptos.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Fucile, Mangala, Otamendi, Abdoulaye, Maicon, Diego Reyes e Alex Sandro.

Médios: Lucho, Fernando, Defour, Josué, Castro, Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues e Herrera;

Avançados: Varela, Iturbe, Kelvin, Izmailov, Jackson Martínez, Ghilas, Licá e Ricardo.

Fonte: abola.pt

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Fabiano Sousa: «Futuro de Kelvin pertence ao clube»

GARANTIA DADA PELO ASSESSOR DO BRASILEIRO

Kelvin ganhou destaque no FC Porto depois de marcar ao Benfica, no Estádio do Dragão, aos 92 minutos, algo a que o brasileiro quer dar boa sequência, segundo o assessor do extremo.

“Ele continua feliz pelo que fez na última temporada e pela perspetiva do que pode vir a fazer. Ele quer continuar no FC Porto e ajudar a conquistar mais coisas”, garantiu Fabiano Sousa, em declarações à Antena 1.

O representante de Kelvin falou ainda da possibilidade de o canarinho, de 20 anos, ser emprestado. É uma possibilidade mas não está nos planos, assegura.

“O foco dele é crescer como jogador do FC Porto mas o futuro e a decisão pertencem sempre ao clube. O que vier depois é consequência do trabalho que vai realizar”, afirmou Fabiano Sousa.

Fonte: record.pt

«Kelvin quer ajudar o FC Porto a conquistar mais títulos», diz empresário

Kelvin (foto ASF)
Depois de ter sido decisivo na conquista do título, com o célebre golo ao Benfica aos 92 minutos, o empresário do jogador, Fabiano Sousa, revelou que o esquerdino apenas pensa em jogar com mais regularidade e ajudar o FC Porto a conquistar mais troféus.

«Ele continua feliz pelo que fez na última temporada e pela perspetiva do que pode vir a fazer. Ele quer continuar no FC Porto e ajudar a conquistar mais coisas», afirmou Fabiano Sousa, em declarações à Antena 1.

O empresário do jogador garantiu que o extremo só penso em continuar nos dragões: «O foco dele é crescer como jogador do FC Porto mas o futuro e a decisão pertence sempre ao clube. O que vier depois é consequência do trabalho que vai realizar».

Fonte: abola.pt

domingo, 14 de julho de 2013

Kelvin abre e Iturbe fecha o espetáculo

FC Porto encerra estágio com triunfo ante o Marselha
Golos de Izmailov, Jackson e Iturbe permitiram ao FC Porto vencer o Marselha por 3-0. Kelvin e Iturbe estiveram em destaque

O FC Porto encerrou o estágio com uma vitória folgada (3-0) sobre o Marselha, equipa que começa o campeonato já no início de agosto. Os franceses entraram melhor no jogo e, nos primeiros 20 minutos, criaram três oportunidades de golo, destapando algumas fragilidades defensivas ao campeão português.

Aos poucos, e com um onze diferente do que fora utilizado no jogo com o Maastricht, o FC Porto começou a ganhar fôlego e a equilibrar. Josué assumiu o papel que normalmente era desempenhado por Moutinho e, na frente, Izmailov, à esquerda, e Kelvin, à direita, auxiliavam Jackson. 

À passagem da meia hora, Kelvin deu um belíssimo sinal de vida, com um remate devolvido pela barra que Izmailov reciclou para golo: de cabeça, o russo fez a recarga vitoriosa, carimbando o primeiro golo portista. Dez minutos depois, uma agressão de Morel a Fucile - após falta, assinalada pelo árbitro, o francês pontapeou a bola contra o lateral uruguaio, titular do FC Porto.

O Marselha ficou reduzido a dez ainda antes do intervalo e, com Kelvin a destacar-se, o ensaio acabou por ficar algo condicionado. 

Paulo Fonseca rodou as alternativas, apostando em Fabiano, Danilo, Varela, Carlos Eduardo, Defour e Iturbe logo no início da segunda parte. Os dois últimos estiveram em evidência: Defour, aos 56', com uma abertura soberba a isolar Jackson para o segundo golo, e Iturbe, aos 76', com um magnífico pontapé de fora da área, com o pé esquerdo, a fazer o terceiro golo.

Fonte: ojogo.pt 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

GOLEADA AO MVV MAASTRICHT NO PRIMEIRO AMIGÁVEL DA ÉPOCA

O FC Porto deu início ao ciclo de jogos no estágio de pré-época deslocando-se, esta quarta-feira, a Mopertingen, na Bélgica, para vencer o MVV Maastricht, da segunda divisão holandesa, por 6-0. Este triunfo contou com os golos de Varela, Ghilas (uma estreia a marcar com a camisola azul e branca), Castro, Jackson, Iturbe e Izmaylov.

A superioridade portista nunca esteve em causa neste encontro com a equipa holandesa e isto foi notório na diferença no tratamento da bola, na qualidade de passe e, principalmente, na pressão que a equipa impôs, nomeadamente nos primeiros 30 minutos. 

Com Castro e Josué a assumir as despesas do dinamismo do meio-campo portista, Lucho foi o primeiro a rematar à baliza do adversário, logo aos três minutos. Alternando entre passes longos e curtos, Josué assumiu o protagonismo várias vezes no decorrer da primeira parte, fazendo-se notar aos 13 minutos, ao solicitar Varela que, do lado direito, cruzou para Ghilas proporcionar uma defesa apertada ao guardião adversário. 

A partir dos 20 minutos, o FC Porto foi mais eficaz em frente à baliza e, ao passar do minuto 21, chegou mesmo ao 1-0: falta sofrida por Josué que o próprio se encarregou de marcar, a bola sobrou para Varela e o avançado, com um remate acrobático, bateu pela primeira vez Castro. 

Logo de seguida, aos 23 minutos, surgiu o segundo golo do FC Porto, com um passe de trivela de Lucho a proporcionar, após um ressalto no guarda-redes contrário, o remate vitorioso do reforço Ghilas. Pouco depois, aos 31 minutos, Josué interceptou novamente uma bola no meio-campo ofensivo do FC Porto, Ghilas ganhou em velocidade a um adversário e aguardou por Castro, que fez o 3-0 no meio da grande área. Os últimos 15 minutos da primeira parte foram disputados a um ritmo mais baixo, não surgindo ocasiões soberanas de golo.

A segunda parte começou com muitas substituições por parte do FC Porto e, naturalmente, o ritmo da partida ressentiu-se. No entanto, à passagem do minuto 51, dois remates (um de Jackson e outro de Izmaylov) deram o mote para os golos da segunda parte. Aos 53 minutos, um cruzamento de Otamendi à entrada do meio-campo adversário encontrou Jackson que, com um cabeceamento exemplar, fez o 4-0. Aos 65 minutos, e já com Iturbe em campo, Kelvin sofreu falta dentro da área adversária e o jovem argentino converteu a penalidade máxima de forma exemplar, enviando o guarda-redes para um lado e bola para o outro.

Os Dragões continuavam a procurar as trocas constantes de bola e as desmarcações, com a bola a circular constantemente no meio-campo do MVV Maastricht. A acção da partida decorreu principalmente pela esquerda, onde Izmaylov e Kelvin se entendiam bem, com o apoio de um meio-campo com um Carlos Eduardo (entretanto substituído por Tiago Rodrigues) como grande novidade, apoiado pelos activos Defour e Fernando. No entanto, foi apenas aos 88 minutos, e já com a partida num ritmo mais lento, que o FC Porto dilatou ainda mais a diferença: um belo remate de Izmaylov carimbou o sexto golo, numa jogada de entendimento com Jackson e Tiago Rodrigues. Um ensaio confortável da equipa de Paulo Fonseca neste primeiro amigável da época.


FICHA DE JOGO

FC Porto-MVV Maastricht, 6-0
Jogo de Preparação
10 de Julho de 2013
Estádio Spouwen Mopertingen, Bélgica

Árbitro: Christoph Virant
Assistentes: Kenens Yves e Gilen Bart

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Maicon, Abdoulaye e Alex Sandro; Castro, Lucho e Josué; Varela, Licá e Ghilas
Jogaram ainda: Kadú, Fucile, Otamendi, Mangala, Kelvin, Fernando, Defour, Carlos Eduardo, Izmaylov, Iturbe, Jackson, Tiago Rodrigues.
Treinador: Paulo Fonseca

MVV MAASTRICHT: Castro; Verdellen, Knops, Stankov, Rutjes, Hyfte, Labylle, Braken, Veldmate, Ospitalieri e Njengo
Treinador: Tini Ruijs

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Varela (21m), Ghilas (23m), Castro (31m), Jackson (53m), Iturbe (65m, pen.) e Izmaylov (88m)

Fonte: fcporto.pt

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dragões já estão na Holanda

COMITIVA RECEBIDA POR CINCO ADEPTOS

A comitiva do FC Porto já se encontra na Holanda, depois de ter chegado ao aeroporto de Eindhoven por volta das 19 horas locais (18 em Portugal).

À espera dos jogadores portistas estava um grupo de cinco adeptos azuis e brancos, emigrantes portugueses na Holanda. Os jogadores mais aplaudidos foram Jackson Martínez, Lucho González e Helton.

A comitiva segue agora de autocarro para a unidade hoteleira em Horst, onde a equipa liderada por Paulo Fonseca vai cumprir o estágio de pré temporada, numa viagem de cerca de 70 km.

O primeiro treino dos dragões em solo holandês vai ser realizado na manhã desta terça-feira.

Fonte: record.pt

25 ATLETAS SEGUIRAM VIAGEM PARA A HOLANDA

O plantel do FC Porto já seguiu viagem rumo a Horst, na Holanda, onde vai cumprir um estágio de uma semana. A comitiva inclui 25 atletas, sendo que Josué se integrará posteriormente no grupo, tenho ficado em Portugal devido à morte de um familiar próximo.

Antes da viagem, houve sessão de trabalho matinal no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, já com as presenças do colombiano Jackson Martínez e dos reforços mexicanos Héctor Herrera e Diego Reyes.

Esta terça-feira, o estágio em Horst arranca com uma superflash, às 9h45, seguida de um treino, às 10h, aberto à comunicação social. Às 17h30 há nova sessão, à porta fechada.

Atletas que seguiram para Horst: Castro, Kelvin, Fabiano, Abdoulaye, Alex Sandro, Danilo, Fernando, Helton, Lucho, Maicon, Mangala, Otamendi, Varela, Defour, Kadú, Izmaylov, Fucile, Iturbe, Tiago Rodrigues, Licá, Carlos Eduardo, Jackson, Herrera, Diego Reyes e Ghilas.

Fonte: fcporto.pt

sábado, 6 de julho de 2013

MUITOS GOLOS NO ENSAIO COM O VALADARES

O FC Porto efectuou um treino conjunto com o Valadares, neste sábado de manhã, no Olival, num ensaio que rendeu 14 golos. Debaixo das elevadas temperaturas que se fizeram sentir, Varela (por quatro vezes), Carlos Eduardo, Iturbe, Defour, Castro, Josué, Atsu, Fernando, Lucho, Mangala e Danilo fizeram o gosto ao pé.

Em declarações ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt, Paulo Fonseca era um treinador satisfeito no final do apronto e da primeira semana de trabalho: “O resultado era o menos importante. Procurávamos avaliar a transferência para o jogo daquilo que treinámos e houve aqui intenções bem claras de transportar para o encontro tudo aquilo que temos vindo a treinar nesta semana. Não podia estar mais satisfeito, os jogadores têm sido de uma entrega e de uma disponibilidade notável e estou obviamente satisfeito pela abertura deles às nossas ideias e também pela execução do que treinámos”, declarou.

“O que tenho sentido de todo o grupo de trabalho é uma grande abertura e uma grande motivação. Os jogadores sabem que todos partem em pé de igualdade e que esta fase preparatória é importante para definirmos, em termos de futuro, o que é que poderá vir a ser a nossa equipa”, realçou Paulo Fonseca. “Todos estão a trabalhar de uma forma bastante determinada e isso obviamente facilita a nossa tarefa no campo, visto estarmos num processo em que tem que haver um conhecimento gradual e profundo das nossas ideias e da nossa forma de estar. Vamos continuar a evoluir como equipa para podermos chegar à Supertaça já num momento bastante considerável”, finalizou o treinador do FC Porto.

O ensaio frente à equipa da I Divisão da AF Porto foi o término desta primeira semana de trabalho dos Dragões, que não contou com a presença de Reyes, Herrera, Jackson e Ricardo, devidamente autorizados. O regresso ao trabalho está agendado apenas para segunda-feira, às 10h, no Olival, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.

Durante a tarde de segunda-feira a comitiva do FC Porto viaja para Horst, na Holanda, onde cumpre o estágio de pré-temporada. O voo é às 15h, com saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, estando a chegada a Eindhoven prevista para as 18h45 locais (17h45 em Portugal Continental).

Fonte: fcporto.pt

sexta-feira, 5 de julho de 2013

«Usar o número 92 nas costas é o clube que decide» - Kelvin

O golo ao Benfica, na penúltima jornada do campeonato, foi o momento alto da época de Kelvin no FC Porto. O golo que valeu a vitória sobre as águias e que terá valido o campeonato foi marcado aos 90+2 minutos e, por isso, o jogador não põe de parte a hipótese de passar a usar a camisola com o número 92.

«Usar o número 92 nas costas é o clube que decide. É um momento que passou e que fica marcado na minha carreira. Vejo esse golo todos os dias na minha cabeça», afirmou o brasileiro à margem de uma sessão de autógrafos no NorteShopping.

Kelvin deixou ainda elogios aos primeiros dias de trabalho de Paulo Fonseca: «Está a ser bom. Toda a gente está a admirar o trabalho dele. Toda a gente está cansada, mas isso faz parte deste início.»

Fonte: abola.pt

Kelvin não esquece golo ao Benfica: «Vejo-o todos os dias»


Jogador luta agora por um lugar na equipa

Kelvin foi um dos jogadores do F.C. Porto presentes esta quinta-feira numa sessão de autógrafos e os adeptos mostraram-lhe que não esqueceram o golo ao Benfica. Foi esse, aliás, o tema de todos os comentários dos adeptos que passavam pela mesa onde estava o jogador, para receberem uma assinatura.

O próprio Kelvin garante que não esqueceu esse momento. «Ainda sonho com o golo. Vejo-o todos os dias», disse aos jornalistas. Questionado sobre se gostaria de usar a camisola com o número 92, como se pede numa petição na internet, o jovem brasileiro desvalorizou a questão, frisando, além disso, que a decisão será sempre do clube. «Esse é um momento que passou. Ficou marcado no meu início de carreira, na memória dos adeptos, mas passou».

O jogador admite que «não esperava tanto entusiasmo» dos adeptos, que não pararam de gritar o seu nome. «É muito emocionante ver assim tantos adeptos apaixonados pelo clube. Fico feliz com esse carinho. As pessoas deram-me os parabéns e pediram-me para dar continuidade ao trabalho», explicou.

E para dar continuidade é preciso garantir um lugar na equipa. «Luto para isso, mas a decisão é do treinador. Vou continuar a fazer o meu trabalho para que isso aconteça», garantiu.

Sobre o novo técnico, Kelvin diz que «o início do trabalho está a ser forte, mas é bom. Ainda não deu para notar bem as diferenças entre o Vítor Pereira e o Paulo Fonseca, mas ele é um bom treinador tal como o Vítor Pereira».

Fonte: maisfutebol.iol.pt

LUCHO, HELTON E KELVIN RECEBIDOS EM MAR DE ENTUSIASMO

Lucho, Kelvin e Helton foram recebidos em euforia por adeptos do FC Porto nesta quinta-feira, numa sessão de autógrafos associada ao lançamento dos novos equipamentos do clube para a época de 2013/14. A iniciativa decorreu na FC Porto Store do NorteShopping, em Matosinhos, ao final da tarde, tendo os jogadores sido submersos por um autêntico mar de adeptos que os aguardava com impaciência.

Lucho e Helton, capitães do FC Porto, e Kelvin, promovido a herói dos adeptos pelo final electrizante da Liga do ano passado, que culminou com o tricampeonato portista, revelaram enorme simpatia face às centenas de solicitações dos adeptos. Terão sido quase mil pessoas a aguardar pelo trio portista e alguns presentes sui generis foram entregues aos jogadores, entre as quais se destacaram uma flor para cada um e um livro para Kelvin: “O Herdeiro do Trono Vermelho”, de Pedro Miguel Pinto.

Em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal, Kelvin, vestido com o novo equipamento alternativo do Dragão, começou por descrever este contacto com os adeptos: "É um momento especial, tanto para mim como para todos os jogadores, pois tivemos uma boa época no ano passado. Estou muito orgulhoso por vestir esta camisola". Surpreendido pela quantidade de pessoas que cantou o seu nome, o jovem brasileiro confessou que até se arrepiou "com tantos adeptos apaixonados pelo clube”. “É uma grande emoção, fico muito feliz", revelou.

Em relação aos trabalhos da pré-época, Kelvin realçou o esforço de todos: "Estamos a trabalhar muito e estou a lutar para ficar na equipa, pelo que vou fazendo o meu trabalho para que isso aconteça". A curiosidade quanto ao número da camisola que vai usar – houve alguns pedidos pelo dorsal 92 – é “suavizada” pelo avançado: "É um momento que passou e que ficou marcado na minha carreira e na memória dos adeptos. Ainda sonho com ele".

Helton, um dos capitães, comentou com um sorriso a forma como foi recebido: "Sabemos o carinho que eles têm por nós. Hoje surpreendeu-me, estava muito cheio, com pessoas que nos dão também o seu respeito. O nosso esforço compensa", revelou. Sobre os primeiros dias de Paulo Fonseca, o guardião foi sucinto: "Estamos ainda a começar a entender a sua filosofia. Vamos procurar fazer o melhor dentro daquilo que ele nos pede." Quanto aos objectivos da próxima época, o brasileiro agarrou a bola com as duas mãos: "Toda a equipa que consegue vencer está, no momento seguinte, a lutar para ganhar novamente e o FC Porto não é diferente. Entramos em todas as competições para fazer o melhor".

Lucho González, por seu lado, manifestou-se agradecido a toda a mancha azul e branca que se via na FC Porto Store: "A verdade é que toda esta gente portista me recebeu com o carinho com que sempre me brindou e fico contente com estas oportunidades de estar com eles". O internacional argentino define o novo equipamento como "lindo", desejando também "que seja uma camisola campeã". Em relação às metodologias do técnico, "El Comandante" abordou as novas ideias de Paulo Fonseca: "O foco está sempre na ideia de equipa e vamos procurar o que sempre procuramos. Sabemos que há sempre coisas a melhorar". Em relação aos adversários para a Liga, Lucho defende que não vai ser uma luta bipartida, mas sim que "Benfica, Sporting e Braga vão lutar pelo título." Quanto à Liga dos Campeões, um desejo: "Temos que ir o mais longe possível, passar os oitavos-de-final e depois esperar que nos calhe uma equipa que nos permita passar".

Fonte: fcporto.pt

terça-feira, 2 de julho de 2013

Jackson, Moutinho e Kelvin são Dragões de Ouro

A lista de premiados dos Dragões de Ouro referentes à época 2012/13 já é conhecida. Entre os galardoados, destacam-se os nomes dos futebolistas Jackson Martínez, João Moutinho e Kelvin. O avançado colombiano é o Atleta do ano, o médio português – que foi Atleta do ano em 2011 – é desta vez distinguido como Futebolista do ano, enquanto Kelvin irá receber o galardão de Atleta jovem.

O hoquista Pedro Moreira – um dos jogadores mais utilizados pelo técnico Tó Neves e que assumiu um papel preponderante nas conquistas do Campeonato e da Taça de Portugal na temporada transacta – foi eleito Atleta de alta competição do ano. Ljubomir Obradovic, treinador da equipa de andebol em quatro dos cinco títulos nacionais consecutivos dos Dragões, é Técnico do ano, repetindo assim a distinção de 2010.

Os reconhecimentos não se esgotam aqui e prosseguem com o Dragão de Ouro para o Dirigente do Ano, desta feita atribuído a Fernando Gomes, antigo presidente da Câmara Municipal do Porto. O galardão para Parceiro do Ano será atribuído ao Banco de Minas Gerais (BMG), entidade que dará o nome ao futuro e inovador Museu do FC Porto. O prémio de Projecto do Ano vai para o Porto Canal.

No ano em que comemora o 120.º aniversário, o FC Porto reserva o Dragão de Ouro Recordação para uma figura incontornável da história do clube: António Nicolau de Almeida, o fundador e primeiro presidente. A entrega dos prémios será feita precisamente a 28 de Setembro, data em que se celebram os 120 anos do FC Porto. 

Dragões de Ouro relativos à temporada 2012/2013:

Atleta do Ano: Jackson Martínez
Futebolista do Ano: João Moutinho
Jovem Atleta do Ano: Kelvin
Treinador do Ano: Ljubomir Obradovic (Andebol)
Atleta de Alta Competição do Ano: Pedro Moreira (Hóquei em patins)
Atleta Amador do Ano: Paula Oliveira (Natação)
Atleta Revelação do Ano: João Ferreira (Bilhar)
Dirigente do Ano: Fernando Gomes
Funcionário do Ano: Hélder Gomes
Sócio/Adepto do Ano: Lourenço Pinto
Projecto do Ano: Porto Canal
Parceiro: Banco de Minas Gerais (BMG)
Casa do FC Porto Nacional: Setúbal
Casa do FC Porto Internacional: Paris (França)
Carreira: José Magalhães
Recordação: António Nicolau de Almeida

Fonte: fcporto.pt

segunda-feira, 1 de julho de 2013

LUCHO, HELTON E KELVIN EM SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Lucho González, Helton e Kelvin vão participar numa sessão de autógrafos na FC Porto Store do NorteShopping na quinta-feira, dia 4 de Julho. A presença dos dois capitães e de uma das grandes figuras do título da época passada está agendada para as 19h.

Esta sessão propõe ainda outro aliciante para os adeptos portistas: é que é na quinta-feira que os novos equipamentos do FC Porto para a época 2013/14 vão ficar disponíveis e os presentes vão poder apreciar a “Arte Pura” que são as novas camisolas do tricampeão nacional.

Fonte: fcporto.pt

Fotos: primeiro treino da época






Primeiro treino da época com quatro caras novas

Arrancaram oficialmente esta segunda-feira os trabalhos de pré-temporada do FC Porto. O primeiro treino de Paulo Fonseca ao comando dos Dragões contou com a presença de 24 atletas, quatro dos quais são caras novas: Josué, Tiago Rodrigues, Carlos Eduardo e Licá. Fucile, Iturbe e Rolando regressaram de períodos de empréstimo.

Ainda ausentes estão o colombiano Jackson Martínez e os reforços mexicanos Héctor Herrera e Diego Reyes, devidamente autorizados a apresentarem-se no próximo dia 8 de Julho, seguindo imediatamente para o estágio que o tricampeão nacional irá realizar em Horst, na Holanda, até dia 14.

Também Ricardo, uma das caras novas para 2013/14, não marcou presença no primeiro treino da época, uma vez que se encontra na Turquia a representar Portugal no Mundial de Sub20. Quanto a Maicon, o voo que o transportaria para o Porto atrasou-se, motivando assim a sua ausência.

A tarde será dedicada à realização de exames médicos, estando nova sessão de trabalho agendada para amanhã, às 10h30, com 15 minutos abertos à comunicação social.

Fonte: fcporto.pt