Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Convocatória FC Porto - Gil Vicente

O Kelvin está convocado para o jogo de hoje, frente o Gil Vicente no Estádio do Dragão, com o início do jogo marcado para as 20h.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Convocatória V. Setúbal - FC Porto

O Kelvin está convocado para o jogo em atraso da 12ª jornada, que fecha a primeira volta da Liga, frente o Vitória de Setúbal no Estádio do Bonfim, a partir das 20h15 de quarta-feira.

A lista de 18 convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Quiño, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour, Sebá e Tozé.

domingo, 20 de janeiro de 2013

RESOLVIDO AO "CHAPÉU" E FECHADO NO BANCO



Apesar de difícil, a questão nunca chegou a parecer irresolúvel, mesmo tendo sido solucionada desde o banco, com Kelvin a assistir e Izmaylov a marcar, pouco depois de terem entrado em cena. Antes, já Alex Sandro tinha decifrado o problema com um “chapéu” tão surpreendente quanto a carreira do Paços na Liga. O resultado (2-0) assenta bem a quem chegou a jogar “sozinho”, por momentos.

O desafio, cujo grau de dificuldade transpirou, aos primeiros pontapés, da disposição expectante do adversário, impôs uma paciência relativa ao FC Porto, que elevou a dinâmica a níveis extremos e envolveu os dois laterais, colocando, por várias vezes, médios e defesas em zonas de finalização. Sem êxito, contudo, numa primeira fase.

Defour, de cabeça, abriu a lista de esboços de golo, ainda com cinco minutos de jogo, e foi seguido na intenção por Otamendi, João Moutinho e Jackson Martínez. A interessante sequência de tentativas incluiu remates cruzados, pontapés de primeira, balanços da rede lateral e até um cruzamento-remate. Todos, sem excepção, muito perto do objectivo.

A questão de pormenor, que afastava o FC Porto da vantagem, foi resolvida ao segundo minuto da segunda parte, com Alex Sandro, a meio de uma exibição brilhante, a surpreender Cássio com um “chapéu” para ninguém colocar defeito, quando todos esperavam o cruzamento da esquerda, no fecho de um rápido movimento de ataque acelerado por Lucho González, que, mesmo em dia de aniversário, não abrandou por um instante.

O Paços de Ferreira foi, por fim, a jogo, com o risco implícito de conceder o espaço que até então tinha negado ao ataque portista. Esse e os dois ou três metros acrescentados pelo drible de Kelvin produziram o 2-0, com Izmaylov a marcar pela primeira vez com a camisola do FC Porto, num golo integralmente “saído” do banco, que acabou com o jogo 12 minutos antes do seu real fim, e o dom extra de acrescentar à noite a tendência para as estreias: Alex Sandro, que já tinha marcado na Madeira, nunca o tinha feito antes no Dragão.

Quarta-feira há mais, em Setúbal.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Paços de Ferreira, 2-0
19 de Janeiro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 22.703 espectadores

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e Álvaro Mesquita
Quarto Árbitro: Carlos Dias

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Lucho (cap.) e João Moutinho; Defour, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Varela por Izmaylov (59m), Defour por Kelvin (73m) e Lucho por Castro (82m) 
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Abdoulaye e Sebá
Treinador: Vítor Pereira

PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Diogo Figueiras, Tiago Valente, Ricardo e Antunes; André Leão e Luiz Carlos; Josué, Vítor (cap.) e Caetano; Cícero
Substituições: Luiz Carlos por Hurtado (61m), Caetano por Alvarez (75m) e Cícero por Poulson (87m)
Não utilizados: António Filipe, Cohene, Nuno Santos e Filipe Anunciação
Treinador: Paulo Fonseca

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Alex Sandro (47m) e Izmaylov (78m)
Cartão amarelo: Alex Sandro (16m), Luiz Carlos (41m), André Leão (71m), Fernando (85m) e Josué (89m)

Fonte: fcporto.pt

sábado, 19 de janeiro de 2013

Convocatória FC Porto - Paços de Ferreira


O Kelvin está convocado para o jogo da 15ª e última jornada da primeira volta da Liga Portuguesa, frente ao Paços de Ferreira, que se joga hoje no Estádio do Dragão (20h15).

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, Izmaylov, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

"CLÁSSICO" ELECTRIZANTE DEU EMPATE


O FC Porto empatou (2-2), este domingo, no terreno do Benfica, em jogo da 14.ª jornada da Liga. O encontro teve uma primeira parte frenética, com quatro golos em 17 minutos e os Dragões por duas vezes em vantagem. Numa partida que controlaram na maior parte do tempo, os azuis e brancos viram a equipa de arbitragem errar nos foras-de-jogo e perdoar duas expulsões aos lisboetas.

A formação portista entrou no terreno com uma atitude personalizada, com as suas linhas subidas e trocando a bola em passe curto no meio-campo adversário. Lamentavelmente, a primeira equipa a dar nas vistas pela negativa foi a da arbitragem: nos primeiros quatro minutos, “arrancou” foras-de-jogo inexistentes a Defour (que ficaria isolado) e Alex Sandro. Porém, o primeiro golo, aos oito minutos, foi portista: livre de João Moutinho na esquerda e cabeceamento vitorioso de Mangala.

A resposta do Benfica foi imediata, num lance que nasce num pontapé de canto e termina num remate acrobático de Matic. Sereno, o FC Porto não alterou as linhas-mestras do seu jogo e chegou ao 1-2 por intermédio de Jackson Martínez, aos 15 minutos, aproveitando um erro de Artur, que perdeu a bola quando era o último homem da equipa da casa. A pressão constante sobre o guarda-redes do Benfica aquando da posse de bola tornou-se assim uma estratégia bem-sucedida.

Os lisboetas voltaram a ser felizes pelo facto de conseguirem igualar apenas dois minutos depois. Gaitán foi o autor do tento e, desta forma, o Benfica marcou nas duas únicas situações da primeira parte em que chegou com real perigo à área portista. O FC Porto criou um maior número de lances de perigo ao longo dos primeiros 45 minutos, nunca perdendo o controlo da partida. Antes do intervalo, destaque para um novo erro do árbitro assistente, aos 35, impedido Varela de se isolar.

O segundo tempo foi bastante mais táctico e menos empolgante. Os azuis e brancos não tiveram, naturalmente, a mesma disponibilidade física e o Benfica teve mesmo uma boa oportunidade para marcar, por intermédio de Cardozo, aos 77 minutos, mas aí brilhou Helton. Dois minutos depois, Matic conseguiu escapar ao segundo amarelo, depois de uma falta sobre Otamendi, que partia para um ataque prometedor. Maxi viu finalmente o cartão amarelo aos 85, após sucessivas faltas duras. O golpe de karaté sobre Moutinho era, porém, merecedor de cartão vermelho.

Os jogadores e adeptos portistas ficam certamente com a consciência de que a sua equipa apresentou mais qualidade de jogo. E já lá vai quase um ano desde a última derrota na Liga (ocorreu a 29 de Janeiro de 2012, no terreno do Gil Vicente). A luta pelo título prossegue no sábado (20h15), com a recepção ao FC Paços de Ferreira.

FICHA DE JOGO

Benfica-FC Porto, 2-2
Liga portuguesa, 14.ª jornada
13 de Janeiro de 2013
Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: João Ferreira (Setúbal)
Assistentes: António Godinho e Luís Ramos
Quarto árbitro: Marco Ferreira

BENFICA: Artur; Maxi (cap.), Jardel, Garay e Melgarejo; Salvio, Matic, Enzo Pérez e Gaitán; Lima e Cardozo
Substituições: Enzo Pérez por Carlos Martins (57m), Lima por Aimar (68m) e Gaitán por Ola John (87m)
Não utilizados: Paulo Lopes, Roderick, Bruno César e Kardec
Treinador: Jorge Jesus

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); Defour, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Defour por Izmaylov (75m), Varela por Abdoulaye (87m) e Lucho por Castro (90m+2)
Não utilizados: Fabiano, Kelvin, Sebá e Tozé
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Mangala (8m), Matic (10m), Jackson Martínez (15m) e Gaitán (17m)
Cartões amarelos: Enzo Pérez (47m), Matic (62m), João Moutinho (81m) e Maxi (85m)
Cartões vermelhos: nada a assinalar

Fonte: fcporto.pt

sábado, 12 de janeiro de 2013

Convocatória Benfica - FC Porto

O Kelvin está convocado para o jogo da 14ª jornada da Liga Portuguesa, frente o Benfica, que se joga amanhã no Estádio da Luz (20h15).

Lista de Convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, Izmaylov, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour, Sebá e Tozé

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Como jogou Kelvin contra o V. Setúbal

Kelvin, outra novidade no onze de Vítor Pereira, apresentando-se nesta altura como primeira alternativa para o tridente ofensivo, face à mingua de soluções. Assumiu o jogo, procurando rapidamente os desequilíbrios pelos flancos. Mas, como em ocasiões anteriores, deixou-se trair pela ansiedade no último passe.

Fonte: maisfutebol.iol.pt

FC Porto-V. Setúbal, 1-0 (fotos)




foto1


foto1

foto1

Fonte: fotosdacurva.com 

FC Porto-V. Setúbal, 1-0 (crónica)


O FC Porto garantiu esta quarta-feira a passagem às meias-finais da Taça da Liga, após vencer, no Estádio do Dragão, o Vitória de Setúbal, por 1-0. O golo foi de João Moutinho, na conversão de um penálti, após falta sobre Sebá. Numa exibição autoritária dos Dragões, Vítor Pereira geriu a equipa, em vésperas de “clássico”, dando oportunidade a jogadores menos utilizados e do FC Porto B.

O FC Porto procurou entrar pressionante na partida e criou uma série de lances de ataque nos primeiros minutos. Destaque para os remates de Sebá, aos seis minutos, e de Kelvin, aos 14, após ultrapassar dois adversários. Os sadinos, que se apresentaram com uma equipa de contenção e a tentar explorar o contra-ataque, acertaram depois marcações e dificultaram mais o jogo portista. Porém, Fabiano apenas teve de se aplicar num par de remates de meia-distância.

Sebá esteve de novo em foco aos 33 minutos, quando, isolado por João Moutinho, tentou passar pelo guarda-redes Kieszek. Porém, acabou por perder tempo e a bola. O avançado do FC Porto B nunca desistiu de lutar e, três minutos depois de atirar ao lado após cruzamento de Castro, sofreu carga para penálti de Nélson Pedroso. João Moutinho converteu e ofereceu aos Dragões uma liderança no marcador que premiava a formação mais ofensiva nos primeiros 45 minutos.

Na segunda parte, Vítor Pereira fez entrar Alex Sandro e Lucho para os lugares de Maicon e Fernando, no âmbito de uma gestão da equipa tendo em vista o “clássico” de domingo frente ao Benfica. Se, no primeiro tempo, os visitantes não mostraram grande vontade e acutilância para atacar a baliza portista, no segundo não tiveram qualquer hipótese de o fazer. Mais agressivo e eficaz na circulação de bola, o FC Porto criou situações suficientes para apontar o segundo golo e assegurar a vitória ainda antes do apito final.

Contamos três oportunidades claras, todas inviabilizadas por Kieszek: aos 59 minutos, Sebá flectiu para o centro e rematou colocado; aos 67, Danilo isolou Varela (que entrou em campo aos 60), mas o extremo não conseguiu ultrapassar o guardião setubalense; aos 72, Alex Sandro “furou” na esquerda e Sebá rematou sem sucesso na “cara” do guarda-redes polaco.

Num encontro completamente controlado pelo FC Porto – cuja equipa se revelou bastante concentrada, mesmo não sendo esta competição a principal prioridade da época –, apenas há a acrescentar o facto de a equipa de arbitragem não ter sido capaz de assinalar algumas faltas evidentes. Os Dragões vencem assim o grupo A da Taça da Liga, com sete pontos, e defrontam na meia-final, no Estádio do Dragão, o Rio Ave. O encontro está agendado para 27 deFevereiro, o que significa que a equipa de Vila do Conde vai visitar o Dragão por duas vezes no espaço de uma semana. No fim-de-semana de 23 e 24 de Fevereiro, desloca-se ao terreno portista para disputa da 20.ª jornada da Liga.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Vitória de Setúbal, 1-0
Taça da Liga, terceira fase, grupo A, terceira jornada
9 de Janeiro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 12.808 espectadores

Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: Tiago Rocha e Pedro Felisberto
Quarto árbitro: José Rodrigues

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Maicon, Abdoulaye e Mangala; Fernando (cap.), Castro e João Moutinho; Kelvin, Sebá e Defour
Substituições: Maicon por Alex Sandro (intervalo), Fernando por Lucho (intervalo) e Defour por Varela (60m)
Não utilizados: Kadú, Quiño, Otamendi e Tozé
Treinador: Vítor Pereira

VITÓRIA DE SETÚBAL: Kieszek; Pedro Queirós, Amoreirinha, Jorge Luiz e Nélson Pedroso; Bruno Turco, Bruno Amaro (cap.) e Bruno Gallo; Jorginho, Pedro Santos e Bruninho
Substituições: Bruno Gallo por Meyong (52m), Nélson Pedroso por Cristiano (52m) e Jorginho por Paulo Tavares (73m)
Não utilizados: Caleb, Miguel Pedro, Frederico Venâncio e Ney Santos
Treinador: José Mota

Ao intervalo: 1-0
Marcador: João Moutinho (44m, pen.)
Cartões amarelos: Kelvin (31m), Mangala (37m), Cristiano (63m), Pedro Santos (83m), Pedro Queirós (85m) e Paulo Tavares (90m+3)
Cartões vermelhos: nada a assinalar

Fonte: fcporto.pt

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Convocatória FC Porto - V. Setúbal

O Kelvin está convocado para o jogo da 3.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga, frente ao Vitória de Setúbal, que se joga amanhã no Estádio do Dragão (17h30).

Lista de convocados: Danilo, Lucho, Maicon, Quiño, Castro, João Moutinho, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Kadu, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour, Seba e Tozé

domingo, 6 de janeiro de 2013

F.C. Porto-Nacional, 1-0 (crónica)



Foi, seguramente, a mais difícil vitória do FC Porto das seis consecutivas sobre o Nacional no espaço de apenas um ano. A primeira razão afere-se facilmente do resultado (1-0) e as restantes decorrem da disposição defensiva do adversário e da exibição do seu guarda-redes. Pelo meio, houve muito mais futebol do que revela o desfecho, selado, de cabeça, por Jackson Martínez.

Com um resultado acumulado de 15-0 a sobressair dos cinco encontros mais recentes com o Nacional, voltar a marcar à equipa madeirense foi, sobretudo, um exercício de paciência, ainda que concluído em menos de meia hora. Mas a persistência portista não jogou sozinha. Com ela, correu também a velocidade e uma qualidade notável quando na posse de bola.

O ritmo da aproximação ao golo foi, por isso, crescente e, entre outras ameaças, um derrube a João Moutinho ficou a dever a correspondente grande penalidade aos Dragões, ainda com dez minutos jogados. Sem stress ou sinais de desespero, o FC Porto retomou a procura, bem sucedida 14 minutos adiante e com Moutinho fora da área. Da marca de canto, o médio português bateu o pontapé perfeito para Jackson Martínez fazer, de cabeça, o seu 11.º golo na Liga.

Da vantagem ao intervalo, perderam-se quatro oportunidades excelentes para ajustar o resultado ao futebol praticado, com Lucho, Danilo, Jackson e James a falharem o golo por pouco e pouco antes do último intérprete da lista de ocasiões abandonar o relvado devido a lesão. 


Do recomeço e até das substituições não resultaram alterações significativas. O FC Porto continuou muito mais próximo do 2-0 do que o Nacional do empate, que procurava em raras situações de contra-ataque. Vladan, o guarda-redes da equipa madeirense, assumir-se-ia como a grande diferença, adiando a resolução do jogo antes do fecho.

Depois de negar o golo num remate cruzado de Defour, que entrou para substituir James, Vladan defendeu, no espaço aproximado de um segundo, remates sucessivos do mesmo Defour e de Lucho, encurtando, logo a seguir, o ângulo e a taxa de sucesso à insistência de Jackson Martínez. Mas o golo já estava feito. O jogo foi ganho ao 24.º minuto.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Nacional, 1-0
Liga, 13.ª jornada
5 de Janeiro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 27.109 espectadores

Árbitro: Rui Costa (Porto)
Assistentes: João Santos e Bruno Rodrigues
Quarto árbitro: Carlos Reis

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Varela
Substituições: James por Defour (46m), Varela por Kelvin (72m) e Lucho por Castro (90m)
Não utilizados: Fabiano, Abdoulaye, Dellatorre e Sebá
Treinador: Vítor Pereira

NACIONAL: Vladan; João Aurélio, Miguel Rodrigues, Mexer e Marçal; Moreno (cap.), Revson e Diego Barcellos; Candeias, Mário Rondon e Mihelic
Substituições: Mihelic por Keita (46m), Revson por Claudemir (55m) e Diego Barcellos por Isael (65m)
Não utilizados: Gottardi, Jota, Edgar Costa e Sérgio Duarte
Treinador: Manuel Machado

Ao intervalo: 1-0
Marcador: Jackson Martínez (24m)
Cartão amarelo: Moreno (53m), Mexer (73m), João Aurélio (88m) e Fernando (90m+1)

Fonte: fcporto.pt

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Convocatória FC Porto - Nacional

O Kelvin está convocado para o jogo deste sábado, contra o Nacional, às 20h30, no Estádio do Dragão.

Lista de 18 convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour, Dellatorre e Sebá.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

14 mil no Dragão no primeiro treino



Quem viu e ouviu, diria que se tratava de um jogo, com mais de 14.000 espectadores e aplausos a reforçar a sugestão. Era, no entanto, apenas um treino. Mas não um treino qualquer. Ao primeiro dia do ano, no centro do relvado e das atenções, corriam os bicampeões nacionais. Os adeptos fizeram o favor de lembrar os mais desatentos que o mar é azul e os jogadores prometeram retribuir com vitórias.

O dia não era só o primeiro de 2013. Para Abdoulaye, era também de aniversário: o 22.º segundo. Por isso não escapou a uma comemoração divertida, preparada pelos restantes companheiros de equipa já em pleno relvado. Ainda antes do treino, Maicon, Jackson Martínez, Otamendi e Varela tinham sido sujeitos a uma sessão de controlo antidoping surpresa, realizada por uma comissão da Autoridade de Antidopagem de Portugal.

Num hábito que já se tornou tradição, o treino não começou sem que antes os jogadores lançassem cachecóis para os milhares de adeptos presentes no Estádio do Dragão. O aquecimento depressa tomou a forma de “meiinhos” animados, mas o momento mais aguardado só surgiu na segunda metade da sessão de trabalho: pouco menos de meia-hora de futebol quase a valer.

A peladinha, ou simulacro de jogo, proporcionou nove golos e emoções de sobra. Com Iturbe ao serviço da selecção argentina de Sub20, Kleber em tratamento e James Rodríguez em treino condicionado, facto que não lhe negou a condição de um dos mais aplaudidos da tarde, Jackson bisou, Danilo festejou com um salto mortal à retaguarda e Mangala acertou na baliza errada, ao tentar desviar, quase sobre a linha de golo, um cruzamento de Miguel Lopes.

Os golos de pouco mais de 20 minutos de "jogo" em dimensões reduzidas foram marcados por Jackson Martínez (2), Danilo, Lucho, Castro, Mangala (p.b.), Fernando, Fabiano e Maicon, que, mesmo evoluindo de forma integrada condicionada, teve arte para entrar na lista de marcadores com um remate em arco ao ângulo mais distante.

O plantel do FC Porto volta a treinar esta quarta-feira, pelas 10h30, mas já no Olival e com os primeiros 15 minutos da sessão de trabalho a decorrer à porta aberta para a comunicação social.

Fonte: fcporto.pt